.

sábado, 5 de maio de 2007

Amar, praticar e pensar positivo, é só começar...

A empresa norte-americana Emotiv Systems lançou um capacete que funciona com impulsos do pensamento e transforma sinais cerebrais em movimentos exibidos na tela do computador. Essa novidade baseia-se num sistema de eletroencefalograma ou EEG, que registra variações do potencial elétrico do cérebro e estará disponível em 2008 para uso em jogos de computador. Em outras palavras, pensamento é energia e de grande poder.

Segundo alguns estudiosos de esoterismo o pensamento é a vibração da consciência, e age como uma força magnética que atrai sinais energéticos de mesmo padrão para o emissor. Curioso não?

Na semana passada eu assisti uma palestra muito interessante que tratava, dentre outros assuntos, de nossa grande responsabilidade ao emanar pensamentos na atmosfera e as repercussões do “negativismo mental” de um grande número de criaturas. Em certo momento o palestrante Luiz fez a seguinte afirmação: “Apesar de tudo que vemos acontecer em nosso planeta, acreditem, o mundo não é um caos. Há esperança.”

Achei muito oportuno esse comentário porque numa outra crônica que escrevi aqui no blog, disse que as notícias boas saíram de moda na mídia há muito tempo. Parece que a bondade, o amor, a esperança, a fé, a humildade e outros sentimentos nobres perderam espaço para a violência, as fofocas e outras "grandes atrações" mostradas na tv, nos jornais e outros veículos de comunicação. Quantos acontecimentos felizes devem estar acontecendo nesse exato momento em todo o mundo mas não interessam à mídia? Ao que parece nossos pensamentos andam sintonizados com forças extremamente negativas, ou seja, nosso padrão mental não é dos melhores.

Apesar disso, não tenho dúvidas que encontraremos diversas atitudes humanas que dão fundamento às palavras do Luiz. Há diversas iniciativas em todo o planeta demonstrando que existem pessoas que procuram fazer seu pensamento vibrar positivamente com compaixão, alegria, esperança, trazendo momentos de paz para aqueles que precisam.

Dentre os inúmeros exemplos cito os Voluntários da Alegria, grupo formado por pessoas de diversas profissões que se uniram para ajudar crianças e idosos. Esses voluntários dos bons pensamentos atuam em vários países, inclusive no Brasil. Numa visita desse grupo a ala de oncologia pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), no Natal Solidário de 2006, eles deram sua parcela de contribuição a cerca de 280 meninos e meninas portadoras de diversos tipos de câncer. As crianças brincam, comem doces, correm, ganham presentes e fazem uma série de atividades. De acordo com Daniel Lustosa, chefe da Oncologia Pediátrica do Instituto do Câncer “Esses momentos resgatam o lado sadio das crianças e mostram para elas que podem fazer qualquer coisa, como todas da idade. A alegria dessas crianças dá uma força a mais na luta contra o câncer." Não resta dúvida: quando bem utilizada a força do pensamento gera grandes resultados. Nesse exemplo dos Voluntários da Alegria fica registrada a demonstração que, apesar de toda a energia negativa que nos ronda, nos seduz diariamente e infelizmente conquista um quantitativo considerável de mentes fracas, há muitas pessoas que não se deixaram levar.

Nosso pensamento precisa ir muito além dos jogos de computador, sem a necessidade de capacetes ou dispositivos especiais. E para isso é necessário aprender a amar. Não é amar da forma falsa, vulgarizada, erotizada que nossa sociedade equivocadamente vem fazendo, mas amar de verdade, daquele jeito que só é possível quando acontece no coração. Conjugar o verbo amar nas práticas diárias de nossa vida gera ótimos pensamentos.

Nas palavras atribuídas a Sidarta Gautama, o Buda, ditas há 2500 anos atrás "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."

O mundo precisa de amor e bons pensamentos. E você amigo leitor, o que anda pensando ultimamente?

Até a próxima!

2 Comentários:

  • Olá professor Alfredo... Ótimos comentários, sobre a força do pensamento e sobre a boa vontade de algumas poucas pessoas praticarem o bem.
    Esperança existe sim, mas infelizmente hoje temos que conviver com governantes que não tem um pingo sequer de amor as pessoas e a própria pátria. Se pessoas como essas que foram visitar essas crianças doentes fossem os "pilotos" de nosso pais, estaríamos bem melhor, enquanto isso não ocorre, atos como esse fazem sim e muito a diferença.

    Um grande abraço.

    Por Blogger Alex Amorim, às 7 de maio de 2007 às 06:12  

  • Comentário de Geraldo

    ubject: Re: Blog no jornal O Rebate


    Caro amigo é isso mesmo,,,,infelizmente a nossa mídia , a nossa
    imprensa...os nossos jornais,,,só dão destaque as coisa
    ruins,,,corrupção,violências, tráfico,,etc...
    resumindo ELES COLOCAM OS INTERESSES DELES APENAS PENSANDO EM VENDER MAIS
    JORNAIS.....Ridículo isso.
    Se observar a REDE GLOBO é um veículo de comunicação que muita gente
    gostava,eu por exemplo nem perco tempo,,detesto essa emissora!!,mas hj em
    dia se vc reparar ELES NÃO TEM CRIATIVIDADE PARA NOSSA EDUCAÇÃO,,,,REPARE
    BEM ((BIGBROTHER))...sem comentários...Novelas antigas muito
    boas...agora....agora É HOMEM COM HOMEM SE AMANDO,,,MULHER COM MULHER SE
    BEIJANDO....Te pergunto, o que nós que somos PAIS ganhamos com isso???
    Nós estamos num País que possa ter esperança,,,mas no momento é salve-se
    quem puder!!!
    Que DEUS ABENÇOE VC E SUA FAMÍLIA,,,,e continua me enviando esse jornal,,,,
    um grande abraço do amigo GERALDO...

    Por Blogger Alfredo Manhães, às 7 de maio de 2007 às 12:55  

Postar um comentário

<< Home