.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Envelhecer é Viver

O processo de envelhecimento é um fato incontestável na vida de todos os seres, e deveria ser encarado como uma coisa natural. Infelizmente, a velhice não é vista com bons olhos por muitos de nós, e muitas vezes é tratada como uma maldição, uma coisa abominável. Recentemente, numa entrevista em um jornal de grande circulação no país, uma socialite carioca afirmava que "envelhecer é terrível", palavras que soam até de forma desrespeitosa para com aqueles que já atingiram um certo patamar de existência.

Este assunto nos induz a pensar em dois verbos: envelhecer e amadurecer. Eles estão juntos em nossa vida, andam lado a lado? Bem, deveriam estar, mas arrisco dizer que isso não ocorre com muita frequência. Alguns dizem que os cabelos brancos são sinal de sabedoria; será isso mesmo ou apenas o momento em que os pigmentos capilares deixaram de ser produzidos?

Li uma história num site, cujo título é Envelhecer e Amadurecer, de autor desconhecido e vou transcrevê-la aqui:

'No primeiro dia na Universidade nosso professor se apresentou e nos pediu que procurássemos conhecer alguém que não conhecíamos ainda.

Fiquei de pé e olhei ao meu redor, quando uma mão me tocou suavemente no ombro. Era uma velhinha enrugada cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser.

- Oi gato, meu nome é Rose. Tenho oitenta e sete anos. Posso te dar um abraço?
Ri e lhe respondi com entusiasmo:
- Claro que pode!
Ela me deu um abraço muito forte.
- Por que a senhora está na Universidade numa idade tão jovem, tão inocente? Perguntei-lhe.
Rindo, respondeu:
- Estou aqui para encontrar um marido rico, casar-me, ter uns oito filhos, e logo me aposentar e viajar.
- Eu falo sério – disse-lhe.
Queria saber o que a tinha motivado a afrontar esse desafio na sua idade. E ela disse:
- Sempre sonhei em ter uma educação universitária e agora vou ter!
Depois da aula caminhamos ao edifício da associação de estudantes e compartilhamos uma batida de chocolate. Nós nos fizemos amigos em seguida. Todos os dias durante os três meses seguintes saímos juntos da classe e falamos sem parar. Fascinava-me escutar esta " máquina do tempo". Ela compartilhava sua sabedoria e experiência comigo.

Durante esse ano Rose se fez muito popular na Universidade, fazia amizades aonde ia. Gostava de vestir-se bem e se deleitava com a atenção que recebia dos outros estudantes. Desfrutava muito.


Ao terminar o semestre convidamos Rose para falar no nosso banquete de futebol. Não esquecerei nunca o que ela nos ensinou nessa oportunidade. Logo que chamaram seu nome ela subiu ao palco e, quando começou a pronunciar o discurso que tinha preparado de antemão, caíram no chão os cartões onde tinha os apontamentos . Frustrada e um pouco envergonhada se inclinou sobre o microfone e disse simplesmente:

- Desculpem que eu esteja tão nervosa. Deixei de tomar cerveja pela quaresma e este whisky está me matando! Não vou poder voltar a colocar meu discurso em ordem, assim, se me permitem, simplesmente vou dizer-lhes o que sei.

Enquanto nós ríamos, ela aclarou a garganta e começou:
- Não deixamos de brincar só porque estamos velhos; ficamos velhos porque deixamos de brincar. Há só quatro segredos para manter-se jovem, ser feliz e triunfar. Temos que rir e encontrar o bom humor todos os dias. Temos que ter um ideal. Quando perdemos de vista nosso ideal, começamos a morrer. Há tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem sequer sabem!

Respirou profundamente e começou:
- Há uma grande diferença entre estar velho e amadurecer. Se vocês tem dezenove anos e ficam na cama um ano inteiro sem fazer nada produtivo se converterão em pessoas de vinte anos. Se eu tenho oitenta e sete anos e fico na cama por um ano sem fazer nada terei oitenta e oito anos. Todos podemos envelhecer. Não requer talento nem habilidade para isso. O importante é amadurecermos encontrando sempre a oportunidade na mudança. Não me arrependo de nada. Os velhos geralmente não se arrependem do que fizeram, senão do que não fizeram. Os únicos que temem a morte são os que tem remorso.

Terminou seu discurso cantando "A Rosa". Nos pediu que estudássemos a letra da canção e a colocássemos em prática em nossa vida diária.


Rose terminou seus estudos. Uma semana depois da formatura, Rose morreu, tranqüilamente enquanto dormia. Mais de dois mil estudantes universitários assistiram às honras fúnebres para render tributo à maravilhosa mulher que lhes ensinou com seu exemplo que nunca é demasiadamente tarde para chegar a ser tudo o que se pode ser.

"Não esqueçam que ENVELHECER É OBRIGATÓRIO; AMADURECER É OPCIONAL".

Extraído do site "As Mais Belas Histórias Budistas", disponível em http://www.vertex.com.br/users/san/

A história fala por si e não necessita de maiores explicações. O envelhecimento não pode ser visto como um fardo mas como um processo natural da vida, onde temos a condição de continuar nosso crescimento intelectual, emocional, religioso e psicológico. É o momento de se olhar para trás, analisar o que foi vivido, sentir alegria pelas conquistas e a sabedoria adquirida com os erros e fracassos, renovar a fé na energia cósmica que nos permitiu estar aqui para desempenhar um papel na sociedade. Envelhecer é, acima de tudo, VIVER!!

Até a próxima!

2 Comentários:

  • Alfredo,gostei muito deste texto,realmente envelhecer é obrigatório,faz parte da lei natural da vida, porém amadurecer é opcão.
    Escolha muito boa essa sua.
    Texto de muitas verdades e ensinamentos.
    Assim como as dicas que ela dá para envelhecer são reais...Pois eu com esses meus 56 anos almejo fazer um dia uma faculdade...Se não trabalhasse fora...Se eu perdesse as esperanças...Estaria talvés com 60,79 anos (de envelhecimento),quem sabe? Pois isso tudo é que me mantém viva,procuro estar sempre alegre e viver um dia apos o outro.
    E há em mim ainda um segredo , a fé que tenho em Deus, pois sei que ele me fortalece e renova a cada dia.
    Parabéns!!!!!Amei!!!!

    Por Blogger Unknown, às 19 de julho de 2007 às 10:44  

  • Salve meu amigo !!!
    Muito boa escolha !!! Eu já conhecia esta estória da jovem senhora, mas sempre é bom refletir a respeito dela. Importante lembrar que o corpo envelhece, mas o espírito pode e deve permanecer jovem e forte. Amar, brincar, fazer o que se gosta, aprender com os filhos, são algumas receitas que fortificam o espírito, não deixando que ele envelheça.
    Um grande abraço !!!
    Evandro.

    Por Blogger Unknown, às 25 de julho de 2007 às 15:38  

Postar um comentário

<< Home