Envelhecer é Viver
Este assunto nos induz a pensar em dois verbos: envelhecer e amadurecer. Eles estão juntos em nossa vida, andam lado a lado? Bem, deveriam estar, mas arrisco dizer que isso não ocorre com muita frequência. Alguns dizem que os cabelos brancos são sinal de sabedoria; será isso mesmo ou apenas o momento em que os pigmentos capilares deixaram de ser produzidos?
Li uma história num site, cujo título é Envelhecer e Amadurecer, de autor desconhecido e vou transcrevê-la aqui:
'No primeiro dia na Universidade nosso professor se apresentou e nos pediu que procurássemos conhecer alguém que não conhecíamos ainda.
Fiquei de pé e olhei ao meu redor, quando uma mão me tocou suavemente no ombro. Era uma velhinha enrugada cujo sorriso lhe iluminava todo seu ser.- Por que a senhora está na Universidade numa idade tão jovem, tão inocente? Perguntei-lhe.
Rindo, respondeu:
- Estou aqui para encontrar um marido rico, casar-me, ter uns oito filhos, e logo me aposentar e viajar.
- Eu falo sério – disse-lhe.
Queria saber o que a tinha motivado a afrontar esse desafio na sua idade. E ela disse:
- Sempre sonhei em ter uma educação universitária e agora vou ter!
Depois da aula caminhamos ao edifício da associação de estudantes e compartilhamos uma batida de chocolate. Nós nos fizemos amigos em seguida. Todos os dias durante os três meses seguintes saímos juntos da classe e falamos sem parar. Fascinava-me escutar esta " máquina do tempo". Ela compartilhava sua sabedoria e experiência comigo.
Durante esse ano Rose se fez muito popular na Universidade, fazia amizades aonde ia. Gostava de vestir-se bem e se deleitava com a atenção que recebia dos outros estudantes. Desfrutava muito.
Ao terminar o semestre convidamos Rose para falar no nosso banquete de futebol. Não esquecerei nunca o que ela nos ensinou nessa oportunidade. Logo que chamaram seu nome ela subiu ao palco e, quando começou a pronunciar o discurso que tinha preparado de antemão, caíram no chão os cartões onde tinha os apontamentos . Frustrada e um pouco envergonhada se inclinou sobre o microfone e disse simplesmente:
Terminou seu discurso cantando "A Rosa". Nos pediu que estudássemos a letra da canção e a colocássemos em prática em nossa vida diária.
"Não esqueçam que ENVELHECER É OBRIGATÓRIO; AMADURECER É OPCIONAL".
A história fala por si e não necessita de maiores explicações. O envelhecimento não pode ser visto como um fardo mas como um processo natural da vida, onde temos a condição de continuar nosso crescimento intelectual, emocional, religioso e psicológico. É o momento de se olhar para trás, analisar o que foi vivido, sentir alegria pelas conquistas e a sabedoria adquirida com os erros e fracassos, renovar a fé na energia cósmica que nos permitiu estar aqui para desempenhar um papel na sociedade. Envelhecer é, acima de tudo, VIVER!!
Até a próxima!